HÉRNIA ABDOMINAL: O que é, sintomas e tratamento
A presença de uma hérnia abdominal é notada pelo abaulamento ou um caroço na região do abdome (na região acima do umbigo, dentro do umbigo e na virilha).
As hérnias correspondem à projeção ou saída de parte do intestino (alça intestinal) ou gordura (epiplon) através de uma falha na parede abdominal, geralmente como consequência do enfraquecimento, afastamento ou a ruptura da musculatura do abdômen, ou ainda em cicatrizes abdominais de cirurgias prévias.
Podem ser sem sintomas, somente alterações estéticas visuais, ou podem vir acompanhadas de desconforto local, dor abdominal aos esforços ou quando realizamos atividades físicas. Nos casos extremos com náuseas, vômitos e parada de eliminação de flatos e fezes.
Apesar de conseguirmos reduzir a maioria das hérnias apenas por meio da manipulação no exame físico, retornando seu conteúdo para a cavidade abdominal, em alguns casos isso não é possível, podendo resultar em complicações, como encarceramento e/ou estrangulamento do intestino, evoluindo com quadro de obstrução intestinal
O único tratamento definitivo para as hérnias é cirúrgico, quando o paciente tem alguma condição que impossibilite o tratamento cirúrgico, medidas paliativas de contensão podem ser adotadas para melhorar a qualidade de vida deste paciente.